Logo RNP

Sobre nós

O ViaIpê

O ViaIpê é uma plataforma que reúne informações de acesso à rede acadêmica brasileira, a rede Ipê. A ferramenta tem por objetivo dar transparência sobre a utilização e a qualidade dos enlaces de acesso à rede acadêmica, por uma interface simplificada e de visualizações de dados, atualizada em tempo real, para a comunidade de ensino e pesquisa do país.

Como Funciona?

A partir de uma infraestrutura distribuída de coleta de dados da rede, a plataforma integra as estatísticas de maneira controlada, em uma interface lógica central. Na versão atual, uma interface de configuração é disponibilizada aos Pontos de Presença (PoPs) da RNP para cadastro das informações topológicas da rede de acesso, que captura, de forma amigável e flexível, como cada instituição se conecta ao backbone acadêmico nacional. Essa interface é chamada de Crocti. Por meio dela, também é possível configurar automaticamente os testes necessários para a geração e coleta de estatísticas de ocupação e qualidade.

Após coletados, os dados são sintetizados e disponibilizados publicamente pela visualização Geovis, que agrupa as instituições de forma georreferenciada. As instituições são exibidas conforme a região do país, Estado ou proximidade. Por meio dessa visualização, é possível verificar instantaneamente o estado qualitativo das redes de acesso em todo o Brasil. Conforme a qualidade da conexão melhora ou piora, a coloração dos pinos referente à cada instituição cliente oscila numa escala de cor, de verde (melhor) à vermelho (pior). Caso a instituição esteja desconectada, será exibida na cor preta. Caso haja algum impedimento para coleta de estatísticas, o pino ficará na cor azul.

Benefícios

Com o ViaIpê, é possível monitorar e acompanhar a qualidade da conexão de acesso da instituição usuária até o PoP e depois até a rede Ipê, de forma simples e intuitiva. Além disso, é possível realizar filtragens e extrair relatórios, que facilitam a análise e planejamento das capacidades de conexões que interconectam os clientes até a rede acadêmica brasileira. Mesmo sem ter conhecimentos específicos de redes, o usuário pode acessar informações como capacidade de conexão, ocupação do enlace e os parâmetros de qualidade, latência e perda de pacotes, das conexões à rede Ipê.

Usuários

Pesquisadores, professores, alunos e colaboradores das instituições conectadas podem verificar como anda a qualidade de conexão em seu campus ou instituição.